Dez mulheres serão atendidas na cidade do Vale do Jequitinhonha, por meio do projeto realizado em parceria com a prefeitura municipal

Trajeto Moda começa ser executado em  Mata Verde

Na terça-feira, 11/7, o Trajeto Moda começou a ser executado em Mata Verde, no Vale do Jequitinhonha. Iniciativa irá ofertar capacitação profissional no ofício da costura, inserção produtiva e empoderamento feminino para dez mulheres, indicadas pelo Cras. Projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) tem como missão a transformação pessoal de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Wanessa Cabidelli, coordenadora do projeto, o Trajeto Moda não é só um curso, “foram dois anos que as pessoas trabalharam de forma voluntária para desenvolver o projeto, que é fruto da união de vários profissionais, desenhado por pessoas que trabalham no dia a dia da moda. E isso fez toda a diferença para que construíssemos um projeto que não só capacitasse as mulheres, mas que fizesse uma ponte de oportunidade com o mercado, que pode absorver a mão de obra ou transformar essas mulheres em futuras empreendedoras” conta Wanessa.

O Trajeto Moda é realizado pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte) e foi idealizado em 2020. Seu projeto-piloto foi executado em 2021, em Belo Horizonte, e obteve resultados tão bons, que ganhou um plano de expansão para outros municípios do estado. Em 2023, está sendo realizada a execução desse planejamento. Das 35 cidades que aderiram ao projeto, 14 já estão sendo atendidas com 174 mulheres beneficiadas. São elas: Bonito de Minas, Coluna, Couto de Magalhães, Diamantina, Francisco Sá, Guaraciama, Mata Verde, Muriaé, Novo Cruzeiro, Pedras de Maria da Cruz, Rio Vermelho, Rubelita, Salinas e Varzelândia.

Sua execução nos municípios conta com a parceria das prefeituras locais, que encaminham as mulheres atendidas, além de disponibilizarem espaço físico e auxiliar na aquisição das máquinas e cursos. Para a fase de implantação, a Sedese investiu, até o momento, cerca de R$ 2 milhões, direcionados à compra de 194 máquinas que vão auxiliar os municípios a montarem espaços colaborativos de costura e na contratação dos cursos técnicos de qualificação.

Para o vice-prefeito de Mata Verde, George Lima Rodrigues, receber esse projeto na cidade é de grande importância. “Estamos aqui recebendo esse projeto maravilhoso que é o Trajeto Moda com uma expectativa gigantesca para emancipação das nossas mulheres e para trazer mais empoderamento. Esse projeto veio a calhar para nossa cidade, porque já tínhamos um desejo de prover uma mini fábrica. A vontade das alunas nos deixou emocionados, pois sabemos que nada melhor do que proporcionar conhecimento e oportunidades para as pessoas”.

Trajeto Moda

O projeto é executado em cinco etapas, que incluem: capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira. A ação é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.

A escolha por capacitações na indústria da moda se deve à importância que o negócio tem no desenvolvimento de Minas Gerais. Ela registra um papel social fundamental na geração de renda e auxilia diretamente no enfrentamento da pobreza no estado. Além de ser o 2º setor que mais emprega na indústria de transformação do Brasil e o 2º maior gerador do primeiro emprego no país, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Fonte: SEDESE