Existem alguns cuidados que precisam ser tomados no ambiente profissional, caso contrário é preciso estar atento às consequências.


A Vigilância Sanitária de Mata Verde-MG trabalha em prol da melhor saúde e qualidade dos comércios do município. Um de seus panfletos de alerta fala sobre os cuidados que os profissionais devem ter dentro de salões de beleza, que devem possuir a higiene necessária, bem como os equipamentos aprovados pela lei. Caso contrário o local apresenta riscos à população, que será notificado através de multas podendo até ocasionar o fechamento do estabelecimento. 

Salão de beleza deve indenizar cliente cujo cabelo foi danificado | Portal  TJMG

É possível observar dois grupos de riscos dentro de um salão, os riscos biológicos e os riscos químicos. Entre os riscos biológicos é possível observar vírus, bactérias e fungos que estão presentes na falta de higienização do estabelecimento. Já os riscos químicos são aqueles que afetam a saúde sendo utilizados por cabeleireiras, como: produtos químicos; Gases, poeira, vapores como acetonas, tintas de cabelo, alisantes e pó descolorante. 

Dentro do grupo de riscos físicos para frequentadores de salões de beleza e centros de estética, podemos começar falando sobre os ruídos. Eles são causados por máquinas e aparelhos, como secadores de cabelo. Quando a exposição aos ruídos ultrapassa os 75 dB (a), a sensação de desconforto já é sentida, podendo evoluir para:

Produção de adrenalina; distúrbios nervosos; infarto; aceleração cardíaca (inclusive em fetos);

Úlceras gástricas, etc. Fungos nas unhas